Tipos de pausa no trabalho
- Rafaela Diniz

- 22 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2021
Trabalhar sem realizar pausas para descanso é um dos maiores erros cometidos durante a jornada de trabalho. Ficar horas em uma tela de computador ou fazendo tarefas repetitivas podem levar a fadiga, a qual é um estado de esgotamento mental e/ou físico que reduz a capacidade do indivíduo para realizar a sua atividade de forma segura.
Postos de trabalho bem ajustados são fundamentais para os trabalhadores, mas incluir pausas ao longo da jornada de trabalho garantem eficiência. Veja algumas caracterísicas:
Micro pausas: são pausas breves, presentes dentro de um ciclo de trabalho ou atividade, como aguardar o funcionamento de uma máquina/computador ou a chegada de uma peça na esteira.
Macro pausas: são pausas que possibilitam sair do posto de trabalho, como tomar café, ginástica laboral ou para descanso.
Pausas espontâneas: os trabalhadores fazem por iniciativa própria, a fim de interromper o fluxo de trabalho, como ir ao banheiro e beber água.
Pausas prescritas: são definidas pela empresa, como horário de almoço e pausa para café.
Pausas passivas: é para descanso, tomar água/café, ir ao banheiro, conversar com os colegas etc.
Pausas ativas: é proposta alguma atividade aos trabalhadores, como ginástica laboral ou pilates dentro da empresa.
Que tipo de pausa você realiza na sua jornada de trabalho? Para cada atividade é preciso avaliar as pausas contempladas e as necessidades dos trabalhadores.








Comentários