Tarefa x Atividade de trabalho
- Rafaela Diniz
- 2 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Ao ingressarmos na empresa a primeira informação que nos fornecem é sobre a atividade de trabalho, que na verdade trata-se da tarefa a ser desenvolvida, a qual abrange a estrutura fÃsica, equipamentos, procedimentos, objetivos produtivos etc.
A tarefa prescrita é como o trabalho deve ser executado de acordo com as regras, ferramentas e objetivos fixados pela empresa. As estratégias que os trabalhadores desenvolvem para alcançar os objetivos da empresa depende de três variáveis: as caracterÃsticas dos trabalhadores (motivação, idade, treinamento), as caracterÃsticas da tarefa (o nÃvel de exigência) e o nÃvel de carga de trabalho associado, que por sua vez estará relacionado à estratégia operatória escolhida (Masculo & Vidal, 2011).
As manobras realizadas para executar a tarefa prescrita corresponde a atividade de trabalho, o trabalhador estabelece um compromisso entre os objetivos produtivos, suas caracterÃsticas próprias e sua capacidade de atingir esses objetivos. As consequências podem ter impactos positivos, como a aquisição de novos conhecimentos, experiência e qualificação, mas também podem ocasionar impactos negativos, como alteração na saúde do trabalhador (Guérin et al, 2001).
A ergonomia estuda o trabalho real, sendo fundamental para analisar as variabilidades da atividade, uma vez que elas moldam a maneira como o trabalhador opera para atingir os resultados propostos.
