Você já ouviu falar em Ergonomia?
- Rafaela Diniz

- 6 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Quando perguntamos as pessoas o que significa Ergonomia, na visão de muitos é limitado a uma adaptação física, como mesas e cadeiras, para outros é exclusivamente a postura no trabalho ou a movimentação de materiais, e a maioria não relaciona ao nosso cotidiano. A Ergonomia vai muito além do trabalho, está presente em nosso dia a dia e pode ser aplicada em vários lugares.
De maneira objetiva podemos dizer que pensar em Ergonomia é adaptar o trabalho às pessoas ou a qualquer atividade a ser desenvolvida por elas. Uma simples escova de dentes possui um design com diversos tipos de cerdas que favorecem a escovação e atende a necessidade de cada indivíduo; como o interior dos veículos é carregado de conceitos ergonômicos: posição dos bancos, volante, painel, botões, cintos de segurança, etc. Tudo é minuciosamente desenhado para ser seguro, eficaz e confortável. Ao organizar os armários na sua casa, onde você armazena aquela caneca que você usa diariamente? Ela está em um local de fácil acesso, sem necessidade de se abaixar ou se esticar para alcançá-la?
A Ergonomia integra as capacidades e limitações das pessoas a atividade a ser desenvolvida, ou seja, analisamos os equipamentos/mobiliários, ambiente de trabalho, postura, movimentos corporais, organização das funções e tarefas, horários de trabalho, relacionamentos e a satisfação do trabalhador, garantindo saúde, segurança, conforto e eficiência.
Pensar em Ergonomia não traz só conforto para as pessoas, mas também eficiência e aumento da produtividade.








Comentários