Comunicação no trabalho
- Rafaela Diniz

- 6 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Comunicar-se no trabalho nem sempre é óbvio.
Um posto de trabalho, mesmo quando bem projetado do ponto de vista físico, pode se revelar desconfortável se os fatores organizacionais, ambientais e sociais não forem levados em conta. Um dos fatores mais relevantes da ergonomia organizacional é a comunicação. Nem sempre a comunicação é assertiva, por vezes, há falhas nas informações ou incompreensão, ocasionando atrasos no trabalho, diminuição na qualidade do produto, bem como erros, desmotivação e acidentes.
É importante identificarmos os sentimentos dos trabalhadores para que possamos modificar suas atitudes em relação ao trabalho. Quando a comunicação é clara, as pessoas sabem qual é o objetivo em comum e como podem cooperar para isso, assumindo responsabilidades no planejamento e na execução.
É importante estimular mais possibilidades de comunicação entre a liderança e os trabalhadores, e adotar medidas para aumentar a satisfação no trabalho, como:
1- Reduzir níveis hierárquicos para facilitar a comunicação e a tomada de decisão;
2- Criar canais de comunicação para melhor interação entre os funcionários e os setores de trabalho;
3- Criar programas de desenvolvimento e capacitação de pessoas para maior engajamento com o trabalho.
A participação do trabalhador é fundamental para o sucesso de um programa de prevenção de acidentes, de valorização da saúde e de produtividade.








Comentários